quarta-feira, 18 de março de 2015

.Salvation Mountain.


Patrimônio nacional dos Estados Unidos, a Salvation Mountain, instalação a céu aberto criada por Leonard Knight, tem uma história de superação, esperança e amor. 

Leonard, nascido em 1931, trabalhou com muitas coisas ao longo dos anos. Foi sargento do exército, professor de violão, pintor de carros e mecânico. Até os 35 anos, não se via como uma pessoa cristã, e diz, que como um estalo, toda a sua devoção e crença, surgiram sem nenhuma explicação lógica. Ele relata que tudo mudou em sua vida após este acontecimento e sua maior missão, resumiu-se em espalhar o amor e a paz para todos. Indo de igreja em igreja, Leonard ouvia represálias por parte de seus líderes, pois ele acreditava que para ser salvo, somente era necessário assumir suas falhas e pedir perdão. Para ele, tudo era muito mais simples e sem grandes complicações.

Em 1970, avistou pela primeira vez, um balão de ar. Maravilhado com sua beleza, teve a ideia de construir ele mesmo um balão, tecendo em patchwork a mensagem "God Is Love". Foram duas tentativas falhas, já que nenhum deles chegou a voar de fato.

Procurando por outra maneira de espalhar sua mensagem, ele decidiu então, construir a Salvation Mountain, no meio do nada, no estado na Califórnia. Assim como seus balões, nem tudo deu certo e sua primeira montanha acabou desmoronando devido sua instabilidade estrutural. Repensando em sua forma de construção e mudando os materiais de base, Leonard conseguiu colocar em pé sua segunda instalação anos depois. Recebendo doação de inúmeras latas de tinta, as coloridas pinturas da Salvation Mountain demonstram o quanto um homem pode, com muita benevolência e perseverança, passar sua crença adiante, sem agredir os demais. Sua mensagem está muito além do que você, ou eu acreditamos. Vai adiante, inclusive, do que o Cristianismo propõe. É uma mensagem de paz e amor em forma de criatividade e beleza. 

A ideia da dupla de fotógrafos JUCO, mais o lindo styling de Shirley Kurata e a Salvation Mountain como cenário, é daquelas escolhas 100% acertivas. Editorial para a Paper Magazine, que é um verdadeiro deleite para os olhos.


















Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário